Welcome to our website !

MODA ECOLÓGICA

By 04:57


Olá, bom dia! Vamos mudar um pouco muito o rumo deste blog? Vamos sim! O tópico que inspirou esta mudança é o que podem ler a cima "Moda Ecológica" ou mais popularizada como Eco Fashion, não faz mal um bocadinho de nacionalismo de vez em quando…

O principal objectivo que terei ao expôr este tema é o seguinte: desmistificar o conceito. Este tipo de ideia sempre este muito associado a roupa tosca e improvisada, o que fez com que não ganhasse um público muito abrangente. No entanto, quando comecei a procurar marcas que oferecessem produtos sustentáveis mas simultaneamente modernos, deparei-me com uma infinidade de resultados dos mais diferentes tipos. Existem por isso soluções para diferentes tipos de orçamentos, estilos e posições do globo.

A Moda Ecológica não devia chamar-se assim, mas antes somente 'Moda'. É do meu desejo e opinião, que daqui a uns anos, não será uma minoria, mas sim uma maioria a seguir esta tendência, passando a ser então, não a excepção, mas a regra desta poderosa indústria. No entanto, até que esta situação passe a ser a realidade, penso ser de imensa importância a insistência deste assunto como foco de pensamento, discussão e acção.

Este tema é muito complexo e toca em vários tópicos e problemáticas que vou tentar expôr ao longo dos posts da melhor maneira possível.

Quando comecei a explorar esta vertente da moda, deparei-me com uma série de dúvidas, questões, paradoxos e contradições, que me deram muitas dores de cabeça e noites sem dormir, foi então neste video do canal do youtube GREEN CLOSET que encontrei muitas das respostas que me ajudaram a melhor compreender o papel activo que podemos ter na indústria da moda. Neste video, Verena fala da importância de priorizar segundo os nossos valores éticos, pois é muito difícil que uma peça de roupa englobe todos os parâmetros que pensamos serem cruciais. Algumas destas categorias são:

  • vegan/cruelty-free (= direitos dos animais)
  • fair trade (= comércio justo)
  • materiais sustentáveis (reciclados, orgânicos, etc.)
  • comércio local (tradicional, empresas locais/independentes, etc.)

Para pensar neste assunto, pelo menos numa fase de imergência, temos que partir desta noção de que não existe perfeição utópica, mas sim manter a noção fundamental do consumismo informado e responsável. Penso que o mote a ter na memória é Just because you can't do everything doesn't mean you shouldn't do something. Esta linha de pensamento é muito bem exposta aqui.

Neste post não irei apresentar nenhuma marca ou exemplo de peças disponíveis no marcado, pois pretendo que o mesmo seja um post puramente informativo e uma base para quem deseja melhor compreender e perceber este ramo emergente da indústria da moda.

Espero que este tema desperte interesse em vocês da mesma maneira que suscitou em mim, e nos próximos posts dar-vos-ei a conhecer marcas que muito me inspiraram e alegraram com as infinitas soluções que oferecem, mostrando assim que o ser humano consegue sempre encontrar respostas para equilibrar o mau que acontece no mundo, com o maravilhoso que cria.

You Might Also Like

0 comentários